Faça parte de nossa família
COMO INGRESSAR NO YAMATO DOJO
Primeiro é necessário assistir uma aula completa em qualquer dos horários de nossos treinos. Durante sua visita algum graduado ou até o próprio Sensei Mauro Salgueiro irá ao seu encontro e conversará informalmente com você.
Nessa conversa será oferecido o questionário de admissão, preencha seus dados (que ficarão armazenados com o Sensei) ou solicite por e-mail (pode ser feito via site também). Responda todas as perguntas sucintamente. Nesse questionário visamos seu interesse, o porquê de treinar aikido, sua saúde, se possui algum problema físico que temos que ter cuidado, seus anseios, enfim todas as informações possíveis para lhe proporcionar o melhor que pudermos. Somos uma grande família e necessitamos de pessoas que se encaixem em nosso perfil.
Aikido é muito mais que chaves, torções, defesa pessoal, projeções e rolamentos. É sim uma escola para toda vida, um aprimoramento pessoal.
Caso o interessado seja aprovado em nossa entrevista e autorizado a iniciar seu aprendizado, deverá ter em mente as observações abaixo:
1) É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no Dojo. Este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.
2) É de responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.
3) O Dojo não deve ser utilizado par outro fim a que se destina, salvo expressa ordem do Sensei.
4) A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física e do coração de todos.
5) É decisão do Sensei quando ele deve ensinar alguma técnica. Não se pode comprar técnicas. A mensalidade é uma pequena parcela para ajudar a pagar as despesas para o local de treinamento e uma forma muito pequena de demonstrar gratidão do aluno ao mestre por seus ensinamentos.
6) Respeitar, Respeitar, Respeitar, é um pensamento contínuo no dojo.
7) É um dever moral de todos usar as técnicas do Aikido para fins pacíficos visando sempre construir.
8) Não deve haver conflitos de Ego no Tatame. Aikido não é um ringue de competição de vaidade.
9) A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações.
10) Cada pessoa tem condições, e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.
11) Jamais se deve contra argumentar com o professor.
12) Jamais deixe de fazer a reverência ao Kamiza, antes de entrar ou sair do Dojo.
13) Respeite seu uniforme de treinamento; ele deve estar sempre em boas condições e de aparência.
14) O Dojo não é uma praia, sente sempre em Seiza ou com as pernas cruzadas no estilo japonês, no caso de ter problemas no joelho.
15) Quando o Sensei demonstra uma técnica fique sempre em seiza, após faça uma reverência em sinal de agradecimento e comece imediatamente a treinar.
16) Quando o final de uma técnica é assinalada pelo instrutor, cumprimente seu parceiro e volte imediatamente a seu lugar.
17) Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei, vá até ele, não o chame para si.
18) Respeite os alunos mais experimentados, jamais tente ensinar, ou corrigir alguém com grau superior.
19) Se você não é faixa preta, não corrija nem ensine ninguém sem autorização do Sensei.
20) Não converse em cima do Tatame. Aikido é experiência.
21) É de responsabilidade de todos manter o Dojo limpo, de preferência deve ser varrido diariamente.
22) Não se deve usar joias, mascar coisas no Tatame. Não use nada além do uniforme.
Seis diretrizes escritas por O’Sensei Morihei Ueshiba
1- O Aikido decide a vida e a morte num único golpe; assim, os alunos devem seguir cuidadosamente os ensinamentos do instrutor e não competir para ver quem é mais forte.
2- O Aikido é o caminho que ensina como se pode lidar com vários inimigos. Os alunos devem treinar-se a estar alerta, não só com o que acontece à frente, mas também com o que ocorre em todos os lados e atrás.
3- O treinamento sempre deve ser feito numa atmosfera agradável e alegre.
4- O instrutor ensina apenas um pequeno aspecto da arte. A versatilidade de suas aplicações deve ser descoberta pelo próprio aluno através da prática e treinamento incessantes.
5- Na prática diária, comece aquecendo o corpo e prossiga para uma prática mais intensa. Nunca force nada de uma forma que não seja natural ou racional. Seguindo esse preceito, mesmo as pessoas de mais idade não causarão danos a si mesmas e poderão treinar num ambiente agradável e alegre.
6- O propósito do Aikido é treinar a mente e o corpo e gerar pessoas sinceras e convictas. Já que todas as técnicas devem ser transmitidas de pessoa a pessoa, não as revele fortuitamente aos outros, pois isto pode fazer com que sejam utilizadas por desordeiros.
Se desejar receber o questionário via e-mail, antes mesmo de sua visita:
mauroaikido@gmail.com
Maiores informações:
(21)97007-0285 – celular (whatsapp e Telegram)